Quem tem um negócio sabe que é preciso ter estratégias para conseguir atrair o público alvo. Pensando nisso, vamos te ensinar como criar um blog e mostrar a importância desse canal para o seu e-commerce.
Além disso, quando um blog começa a trazer tráfego orgânico para seu site, é possível que suas vendas também aumentem. Se você souber como usar essa estratégia de marketing digital a seu favor, ela é uma grande aliada.
Em recente pesquisa realizada pela Hubspot, constatou-se que é questão de sobrevivência todas as marcas, independentemente do seu porte ou ramo de atividade, devem ter presença nas redes sociais, compartilhar conteúdo de qualidade e relevante no blog corporativo, interagir com seus fãs, sempre com o intuito de se aproximar de seu público e mostrar-se como referência no mercado em que atua.
Ter um blog no seu site não é uma opção, mas, sim, uma obrigação, se você pretende expandir a sua marca. No entanto, é preciso saber como criar essa ferramenta e quais os motivos que te levaram a essa escolha.
Antes de mais nada, um blog facilita o seu contato e ajuda a gerar conexão com seu cliente. Além disso, é preciso que você entregue conteúdo de valor, o que faz com que a sua persona se torne cada vez mais fiel a sua marca.
Gerar interesse no seu público alvo sobre seus conteúdos é muito importante. A maior parte das marcas que estão no mercado não sabem como usar essa ferramenta a seu favor. Mas se você quer se tornar uma autoridade é preciso seguir alguns passos. Outra forma muito usada dentro dos Blogs e ajudar o seu Cliente a realizar uma possível compra dentro do seu e Comércio.
Passo a passo para criar um blog
Primeiramente você precisa definir por que quer criar um blog. Quando a empresa resolve apostar nessa ferramenta para atrair mais clientes, é preciso fazer o planejamento e traçar os principais objetivos. Uma dica é que você liste exatamente tudo que quer atingir usando essa estratégia, ponto a ponto.
Planejamento de produção de conteúdo
Depois de traçar suas metas para o seu blog, é preciso planejar todo o conteúdo que será criado. Nessa etapa é indicado que você crie os artigos pensando no funil de venda. As dicas abaixo podem te ajudar na realização dessa tarefa, confira:
- Objetivo: qual o principal intuito do conteúdo que você vai criar? O que você deseja que seu cliente/leitor faça após essa leitura?
- Persona: para qual persona é esse artigo? Quais são as principais dúvidas? Como deve ser a linguagem usada para falar com esse leitor? Busque entender qual o principal conteúdo que ela busca na sua página.
- Posicionamento: Por fim, definir o objetivo principal desse conteúdo, se é somente para engajar/educar ou tratar e abordar alguma polêmica.
Objetivos do conteúdo
Um blog bem estruturado precisa ter conteúdos bem produzidos. Isso quer dizer que você deve ter os objetivos do conteúdo alinhados com a sua proposta. Sendo assim, você consegue educar o mercado, usar todas as etapas do funil de vendas, gerar conexão e aumentar os leads. Através dos dados coletados nessa fase, é possível medir quais são os conteúdos que geram maior atração.
Persona bem definida
Ao iniciar um negócio é preciso que você identifique para quem está vendendo. O mais indicado é construir a sua persona com dados reais. Para isso utilize pesquisas bem estratégicas com o seu público alvo. Os principais componentes de uma persona são:
- Todos os dados pessoas possíveis;
- Como a pessoa se diverte, seus hobbies;
- Dores e desejos bem definidos;
Escolha de nome e domínio do blog
Depois de entender como deve ser planejado o conteúdo, você também precisa fazer a escolha do nome do seu blog. No entanto, se você possui uma empresa, é possível usar o mesmo nome, além de ajudar no posicionamento e autoridade da sua marca.
Para facilitar na hora de escolher um domínio, trouxemos algumas dicas. Por exemplo, não use nome muito confusos; dê prioridade para o nome da sua marca; opte por opções que mostrem qual o seu principal intuito.
Para registrar um domínio, existem vários provedores na internet que fazem esse trabalho. No entanto, é bom lembra-se que eles são pagos e você tem que alinhar o seu serviço com essa escolha. A maior parte das opções oferecem e-mails e outros canais de atendimento personalizados.
Plataforma para criar o blog
Se você for buscar na internet, vão aparecer muitas plataformas. Uma das mais usadas para esse serviço é o WordPress, por lá existem muitas ferramentas, plugins e aplicativos para facilitar o seu uso.
Para quem não sabe fazer essa configuração e programação de sites, é preciso buscar um serviço que realize essa demanda. Afinal, ter um blog bem ajustado também é uma estratégia de marketing e ajuda aos consumidores/leitores permanecerem por mais tempo na sua página.
Produção de conteúdos
Depois de colocar todas as demais etapas em ordem, é hora de começar a publicar seus conteúdos. Então, inicie com artigos que informe o seu leitor. Por exemplo, se você é um piscológo, o seu blog pode alertar sobre saúde emocional, sintomas da depressão, como cuidar dos seus pensamentos e afins.
Através desses conteúdos vai ser possível criar conexão com seu leitor. Além disso, é possível que dessa forma você consiga vender ainda mais os seus produtos/serviços. Imagina que esse cliente quer um determinado tipo de terapia, mas ele tem receio dos valores.
Uma boa forma de mostrar que esse processo não é tão caro como parece, é mostrando alguns pacotes mensais, semestrais e anuais com tudo que está incluso em cada um, formas de pagamentos simplificadas. Certamente seguindo esses passos você vai conseguir estreitar os laços com seu público alvo e por fim, ainda mostrar mais serviços.
Então, não deixe de criar um blog para mostrar o seu serviço e criar conexão com a sua persona. Contudo, busque profissionais capacitados para realizar esse tipo se trabalho.
Nossa Agência é especializada em criação de blogs para todo tipo de serviços ou produtos, fale com um de nossos especialistas e faça um orçamento rápido e personalizado.