SEO e SEM. O que são e por que devo utilizar?

SEO e SEM. O que são e por que devo utilizar?

A melhor maneira de entender as diferenças entre SEO e SEM, é fazendo uma análise de seus conceitos.

Então, primeiramente, faz-se necessário entender que a sigla SEO (Search Engine Optimization) e a sigla SEM (Search Engine Marketing), referem-se a táticas de marketing que visam o bom posicionamento de conteúdos nas páginas de pesquisa na internet.

O termo SEO, por sua vez, pode ser visto ou considerado como o processo de obter tráfego orgânico por meio de resultados de pesquisa natural.

Já o termo SEM usa-se exclusivamente, para referir-se a pesquisa paga, ou seja, usa-se com objetivo de ganhar tráfego do site por meio da compra de anúncios nos motores de busca.

No marketing digital, utilizamos muito as duas ações, SEO e SEM. Leia também. Contudo, é importante saber o que significa cada uma dessas estratégias mais profundamente.

Portanto, confira tudo sobre esse assunto a seguir!

O que significa SEO e SEM?

A sigla inglesa SEO é traduzida por alguns como OMB (Otimização para Mecanismos de Busca). E tem como finalidade utilizar técnicas que façam os sites se posicionarem nas primeiras páginas dos sites de busca, tais como: Google, Bing e Yahoo.

Existem inúmeras ações que podem tornar um site relevante perante os motores de busca.

Entre elas, a principal é: listar as palavras chaves exatas relativas ao seu negócio, fazendo com que o site apareça nas primeiras posições dos resultados orgânicos das buscas.

Vale ressaltar que o SEO está inserido dentro do SEM.

A sigla inglesa SEM é traduzida por alguns como MOB (Marketing de Otimização em Buscadores).

Trata-se de um conjunto de estratégias de marketing digital que atua por meio das ferramentas de busca, tendo como objetivo promover um site nas páginas de resultados de um buscador.

Para entender melhor o SEM, é importante entender suas estratégias, dividindo-se em duas categorias.

São elas: a busca natural ou resultados orgânicos, onde age o SEO, como dito anteriormente, e a busca paga, que são feitas por meios de links patrocinados.

Sendo assim, dizemos que a SEM age nas ferramentas de busca e quando realizamos uma pesquisa, encontramos dois tipos de resultados, sendo eles: os resultados da busca orgânica e os resultados pagos.

Portanto, ela vai agir com estratégias específicas para cada tipo de resultado.

Qual dos dois é a melhor opção?

Mais uma vez vale lembrar que o SEO está inserido no SEM, então, ao utilizar o SEO, você também estará utilizando de estratégias do SEM.

Entretanto, o SEO é com certeza a melhor ferramenta de conseguir um bom posicionamento. Isso porque os resultados naturais ou a busca orgânica engajam mais e custam menos.

Nos links pagos, usamos os links patrocinados, como, por exemplo, o Google Adwords ou ainda a inclusão paga.

Esses links patrocinados oferecem o modelo chamado PPC (Pay Per Click), ou seja, paga-se pela quantidade de cliques recebidos no anúncio, acabando com um alto custo em algumas ocasiões.

Ambos se relacionam bem com os mecanismos de busca na internet.

Contudo, o SEO é uma das ferramentas mais utilizadas pelo marketing de buscadores, definido como SEM.

Com isso, podemos dizer que o SEO é uma parte do SEM, a parte mais importante, provavelmente.

A grande verdade não é que uma é melhor que a outra, mas existe o fato de que o SEO gera bons resultados sem conteúdos pagos, mas os conteúdos pagos dificilmente conseguiram bons resultados sem o SEO.

Como se usa SEO dentro das estratégias de SEM?

O SEO é a técnica mais usada dentro das estratégias de SEM, mas também existe outra muito importante, que é o Link Patrocinado. É importante saber a diferenças entre as duas técnicas.

A grande diferença entre essas ferramentas é que o SEO não é manipulável, ou seja, você não pode pagar para estar nas primeiras posições nos sites de busca. Já no Link Patrocinado é possível pagar para colocar um site próximo aos resultados de buscas.

Entende-se que o SEM é uma área e SEO é uma ferramenta que se insere dentro da área do marketing.

As duas soluções completam-se sendo usadas juntas, tornando-se estratégias mais eficientes dentro do marketing digital.

Como dissemos, dificilmente o SEM atingirá grande sucesso sem o SEO, mas esse último pode conseguir resultados sozinhos. Entretanto, o SEO torna-se mais eficiente se trabalhado junto com outra estratégia SEM, que são os links patrocinados.

Combinação de SEM e SEO

Essas duas fermentas se combinam. Essa otimização de sites junto com os links patrocinados formam um tipo de estratégia de marketing digital muito eficiente.

Para se conseguir um retorno mais vantajoso é recomendável usar SEM e SEO em sua totalidade. Com isso será mais fácil conseguir visibilidade para a empresa.

Com mais visibilidade, a empresa tem mais oportunidades de se destacar e conquistar cada vez mais clientes.

A expansão de um negócio depende muito do marketing digital, sendo assim, o uso de SEM e SEO é imprescindível para se atingir o sucesso.

consultoria sobre vendas on-line

    Leave Your Comment

    Your email address will not be published.*