Hospedagem de Sites. E seus Principais tipos

Hospedagem de sites | E seus principais tipos

Vamos explicar nesse post de uma forma bem simples, o que é hospedagem de sites e seus principais tipos usados atualmente no mundo todo.

Quando você se decide por se colocar na web, uma das primeiras coisas que passa pela sua cabeça é ter um site profissional, com um endereço próprio. Sendo assim, é preciso se lembrar que esse site vai precisar estar em algum lugar.

É aí que você começa a pesquisar mais sobre hospedagem de sites e seus principais tipos.

Contudo, muitas pessoas ainda ficam na dúvida em alguns pontos.

Por exemplo:

  • O que vem a ser uma hospedagem de site?
  • Qual plano devo escolher?
  • Devo pagar quanto?
  • O que realmente preciso?

E uma série de outras duvidas…

Portanto, no texto de hoje, decidimos explicar um pouco mais sobre esse assunto, afim de ajudar você a entender um pouco mais e encontrar a melhor opção de hospedagem de sites para o seu negócio. Vamos lá?

O Que é Hospedagem de Sites?

Hospedagem é, basicamente, o serviço que lhe permite ter um local na web, por exemplo, um site, um blog, uma loja virtual, dentre outros.

Contudo, para que você entenda melhor como funciona tudo isso, vamos te explicar, resumidamente, como funciona a web.

A web ou “internet” é a rede global que, liga todas as outras redes menores. Todos os dispositivos podem se comunicar com todos.

Como é que isso funciona?

Para isso, existem dispositivos mais poderosos guiando essa comunicação. Eles são chamados de servidores, pois são os que guardam a maior parte dos dados e conduzem as solicitações dos dispositivos mais simples, como o seu celular, por exemplo.

A hospedagem dos serviços citados acima, consiste em reservar um espaço em um desses servidores, onde os seus dados são mantidos em segurança.

Além disso, a hospedagem também é a comunicação com esse servidor, que vai direcionar todos os dispositivos no planeta para se comunicar com esses dados.

Por Que Há Diversos Tipos de Hospedagem de Sites?

Se enxergarmos cada tipo de hospedagem como se fosse uma empresa, poderemos entender porque existem vários.

Vamos imaginar que cada empresa possua tamanhos e necessidades distintas. Assim, vai precisar de um número diferente de funcionários, bem como de recursos e, até mesmo, de espaços físicos, maiores ou menores.

Assim é, como um seu site. Cada porte vai precisar de um espaço diferente, e vai receber uma quantidade de fluxo diferente. Por essa razão é que, existem diversos tipos de hospedagem.

Conheça Os Principais Tipos de Hospedagens.

Basicamente, os principais tipos de hospedagem são:

Gratuita, Compartilhada, Cloud, VPS, Colocation e Servidor Dedicado.

Vamos explicar cada uma delas a seguir, confira:

– Gratuita

Tipo de serviço usado por sites mais simples.

A hospedagem gratuita é indicada para quem não tem muito fluxo, por exemplo, pessoas ou microempresas iniciantes na web.

Geralmente, este tipo oferece pouco espaço de armazenamento e, suporta poucos visitantes no mês.

Também oferece menos limite de download e upload. Seu suporte também é moderado e, pode ou não incluir um serviço de e-mail.

– Compartilhada

Tipo de serviço usado pela maioria das empresas.

Hoje em dia, esta é a hospedagem de sites mais usada, sendo que, dos principais tipos, foi a categoria que democratizou este serviço para empresas em geral.

Consiste em hospedar diversos sites ou serviços em um mesmo servidor.

Seus recursos físicos e de serviços da máquina, neste caso, são compartilhados, como resultado, os custos ficam mais baixos. Em contrapartida, os limites de fluxo, dados e outros, também são compartilhados, ou seja, aqui, você não tem um serviço exclusivo.

– Nuvem

A hospedagem em “Cloud” ou “Cloud Computing”.

Trata-se de um tipo de hospedagem em nuvem, uma categoria que ganhou muito destaque nos últimos anos, por conta do seu dinamismo e de sua agilidade.

Esse tipo de serviço, é feito através de diversos servidores virtuais, que são interligados em vários computadores, a fim de aumentar o espaço de armazenamento dos clientes, bem como, aumentar o rendimento de processamento dos servidores.

Nessa categoria, não há limites fixos para os serviços, pois, quando existe demanda maior, os recursos podem ser ajustados para supri-la.

Os custos, também são variáveis, não sendo a opção mais barata e nem a mais cara, pois os custos, vão de acordo com o uso e com a quantidade de armazenamento necessária para o site de cada cliente.

– Servidor Dedicado

Esse é o tipo de hospedagem para quem tem grande demanda de dados, fluxo e disponibilidade.

Diferente da compartilhada, esse tipo ocupa um servidor inteiro para o seu serviço. Aqui, os únicos limites são os limites de hardware do servidor. Entretanto, o custo é mais alto, pois você não vai dividir com outras pessoas, ou seja, aqui você tem um serviço vip.

– VPS

Virtual Private Server

Esta modalidade, é o meio termo entre o tipo de servidor dedicado e o compartilhado.

Aqui, parte do hardware do servidor é convertida em um servidor virtual. Na prática, são criados vários servidores, com recursos menores.

Assim, se mantém a exclusividade de um servidor dedicado, mas com o rateio de custos de uma hospedagem compartilhada.

– Compartilhamento de apartamento

Para clientes com necessidades muito especiais de um servidor.

Aqui, o cliente é o proprietário e o construtor do servidor, que é colocado em um datacenter. Na prática, ele funciona como um servidor dedicado, mas com muito mais eficiência, com isso, os custos são, relativamente, mais altos que as demais categorias.

– Nota Final

Sua escolha entre um tipo ou outro de hospedagem vai depender das suas necessidades atuais de fluxo, suporte e armazenamento de conteúdos.

Também devem ser consideradas as necessidades futuras, ou seja, a prospecção da empresa e o aumento de fluxo.

Além disso, também é preciso ficar atento às mudanças no fluxo, para se planejar uma eventual migração de um plano de hospedagem para outro.

    Leave Your Comment

    Your email address will not be published.*