Inbound Marketing. O que é e como fazer?

 

Um bom trabalho em marketing sempre foi uma das chaves para fazer com que seu produto alcance o cliente e certamente o seu negócio prospere. Entretanto, existe um segmento de marketing em que o cliente vem até você. Estamos falando do inbound marketing.

O objetivo do inbound marketing é criar valor para atrair o cliente. Em um mundo com clientes cada vez mais informados e exigentes, isso é a diferença entre o sucesso e o fracasso da sua empresa.

O correto trabalho de inbound marketing pode fazer a sua empresa se tornar uma referência no mercado, e de fato aumentar as suas vendas e conquistar mais e mais clientes. Contudo, para que isso aconteça, é preciso saber fazer um trabalho correto com essa ferramenta.

Sendo assim, no texto de hoje, falaremos sobre o inbound marketing e como usá-lo da melhor forma possível a favor da sua empresa. Continue lendo!

O que é Inbound Marketing?

Podemos resumir o inbound marketing como um conjunto de técnicas para conquistar o cliente, focando em um público-alvo e criando um relacionamento de confiança. Através desse relacionamento, em primeiro lugar, a empresa entrega um conteúdo relevante, em segundo apresenta os seus serviços e/ou produtos e por fim consuma as vendas.

O conceito desta modalidade de Marketing começou a fazer sucesso nos Estados Unidos no ano de 2009, quando os escritores Brian Halligan e Dharmesh Shah lançaram o livro Inbound Marketing: seja encontrado usando o Google, a mídia social e os blogs.

Des de então, e a cada dia, mais empresas de diferentes portes passaram a usar esta metodologia e, como resultado, alcançaram mais leads, geraram mais vendas e reforçaram sua autoridade perante a audiência.

Mas, no inbound marketing, o relacionamento parte do cliente, que é atraído para a marca por intermédio da mensagem. Essa forma mostra-se bem mais fácil para a comunicação e conversão de potenciais clientes para clientes efetivos e, até mesmo, divulgadores da sua marca.

“Podemos resumir o Inbound Marketing como um conjunto de técnicas para conquistar o cliente, focando em um público-alvo e criando um relacionamento de confiança.”

Quais são as vantagens do Inbound Marketing?

Existem vários motivos que mostram que investir em inbound marketing de fato vale a pena.

Vamos apresentar os principais. Confira:

·      Falar com quem importa

Primeiramente, alcança-se um público maior. Mais que o dobro, na verdade. Mas não é só isso. Como o conteúdo oferecido é bastante segmentado, você vai atrair somente quem está interessado no que você vende. Portanto, além de chamar mais atenção, você tende a ter 3 vezes mais clientes inseridos no processo de compra.

·      Clientes mais próximos

O inbound marketing não é conhecido como marketing de atração à toa. Isso porque sempre que você entrega conteúdo relevante ao cliente, ele tende a confiar mais em você e na sua marca. Assim, as recomendações que você fará, falarão mais fundo nos corações dos clientes.

·      Mais persuasão

Quem vende, sabe que esse fator é importante. E o maior tônico para isso, certamente é eliminar as vendas dos concorrentes. Por fornecer informações de qualidade, o inbound marketing, fornece-lhe maior poder de persuasão. Então, por fornecer o que o cliente mais precisa, essas informações também vão garantir um pós-venda mais satisfatório. Para ambas as partes.

·      Venda mais rápido

Quanto mais tempo leva uma negociação, até o momento da venda, maior é o gasto para a marca. Portanto, como tratamos de conteúdo personalizado, o cliente já tem contato com a informação adequada para acelerar o processo de vendas. E esses ciclos mais curtos geram um grande alívio para seu bolso.

·      Menores custos

Quando se fala em custos, menos é mais. Como dissemos, você gasta menos para que um cliente feche negócio, usando o inbound marketing. E tudo isso sem entregar menos qualidade. Ou seja, com muito mais eficiência.

·   Resultados mensuráveis

O que é medido pode ser controlado. E certamente controle é sucesso quando falamos de marketing. Existem diversas ferramentas para medir o seu desempenho como e-mail marketing, redes sociais ou blogs, por meio do inbound marketing. Sendo assim, isso vai lhe permitir alterar ou reforçar suas campanhas em tempo real.

·      Maior ticket médio

Clientes mais informados se sentem mais confiantes durante a compra. E isso tende a gerar um aumento no preço que pode ser cobrado. Lembrando: com um investimento mais enxuto que o praticado pelo marketing tradicional.

Como Funciona o Inbound Marketing?

São 4 etapas fundamentais no inbound marketing. Sendo elas:

·      Atrair

Aqui, a sua mensagem, se for bem direcionada, atrai tráfego qualificado para a sua marca. Assim, usando conteúdo relevante, convertemos estranhos em visitantes.

·     Converter

Depois de conseguirmos um número considerável de clientes, é preciso transformar, cada um deles, em uma oportunidade, real de vendas. Ou quanto forem possíveis.

·      Vender

Após ofertar mais conteúdo com significado, já é possível avaliar quem está preparado para comprar. E, logo em seguida, fechar o negócio.

·      Encantar

Mas a venda não é o fim. Um pós-venda eficiente, onde as dúvidas dos clientes são resolvidas rapidamente, é capaz de transformá-lo em um promotor da marca.

Como Implantar o Inbound Marketing?

Agora que já sabemos melhor como funciona o inbound marketing, vamos mostrar as diretrizes para implantá-lo na sua empresa. Vamos nos basear nas 4 etapas básicas.

·     Atrair

Para que uma audiência qualificada tome conhecimento da sua marca, o ideal é divulgar o conteúdo nas suas redes sociais como facebook, instagran e linkedin, apresentá-lo no seu blog e fazer a venda no seu site. Além disso, um trabalho de SEO é vital.

·     Converter

As ferramentas para transformar sua audiência em leads incluem landing pages e formulários sucintos. Colocar, em seus conteúdos, chamados para ação gera mais conversão do que você pode imaginar.

·       Vender

Agora, provavelmente, você tem um número grande de leads para trabalhar. Para não se perder, use ferramentas de automação de marketing. Elas vão ajudar a manter um score para cada lead e dar um direcionamento certo para cada um. Outras ferramentas aqui incluem o e-mail marketing e a nutrição de leads.

·     Encantar

Na etapa final do inbound marketing, após fazer a venda, é hora de transformar seu cliente em seu fã. Para isso, continue a se comunicar com o cliente, para que ele consiga os resultados que pretende com o seu produto. E, também, não pare de fornecer conteúdo. Tudo para que ele tire o máximo da sua solução.

Conclusão

E você, já sabia de todos esses benefícios que o Inbound marketing pode oferecer para sua empresa? Esperamos tê-lo ajudado a entender melhor sobre este assunto. Deixe a sua opinião nos comentários, muito obrigado e até a próxima

Autor: Fernando Vicente

Autor: Fernando Vicente

Gestor de projetos na Agência Balloon,
especialista em desenvolvimento web e empreendedorismo. Tem ajudado diversas empresas a obterem melhores resultados com criação de sites de alta performance.

Compartilhe este artigo

Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Precisando de um site novo para sua empresa?

Ganhe visibilidade on-line, conquiste clientes potenciais e venda mais.

Artigos relacionados

Inscreva-se e receba
nossos artigos direto em seu e-mail.

Get Discount up to 70%