Inbound Marketing. O que é e como fazer

Inbound Marketing. O que é e como fazer?

Um bom trabalho em marketing sempre foi uma das chaves para fazer com que seu produto alcance o cliente e certamente o seu negócio prospere. Entretanto, existe um segmento de marketing em que o cliente vem até você. Estamos falando do inbound marketing.

O objetivo do inbound marketing é criar valor para atrair o cliente. Em um mundo com clientes cada vez mais informados e exigentes, isso é a diferença entre o sucesso e o fracasso da sua empresa.

O correto trabalho de inbound marketing pode fazer a sua empresa se tornar uma referência no mercado, e de fato aumentar as suas vendas e conquistar mais e mais clientes. Contudo, para que isso aconteça, é preciso saber fazer um trabalho correto com essa ferramenta.

Sendo assim, no texto de hoje, falaremos sobre o inbound marketing e como usá-lo da melhor forma possível a favor da sua empresa. Continue lendo!

O que é Inbound Marketing?

Podemos resumir o inbound marketing como um conjunto de técnicas para conquistar o cliente, focando em um público-alvo e criando um relacionamento de confiança. Através desse relacionamento, em primeiro lugar, a empresa entrega um conteúdo relevante, em segundo apresenta os seus serviços e/ou produtos e por fim consuma as vendas.

O conceito desta modalidade de Marketing começou a fazer sucesso nos Estados Unidos no ano de 2009, quando os escritores Brian Halligan e Dharmesh Shah lançaram o livro Inbound Marketing: seja encontrado usando o Google, a mídia social e os blogs.

Des de então, e a cada dia, mais empresas de diferentes portes passaram a usar esta metodologia e, como resultado, alcançaram mais leads, geraram mais vendas e reforçaram sua autoridade perante a audiência.

Mas, no inbound marketing, o relacionamento parte do cliente, que é atraído para a marca por intermédio da mensagem. Essa forma mostra-se bem mais fácil para a comunicação e conversão de potenciais clientes para clientes efetivos e, até mesmo, divulgadores da sua marca.

“Podemos resumir o Inbound Marketing como um conjunto de técnicas para conquistar o cliente, focando em um público-alvo e criando um relacionamento de confiança.”

Quais são as vantagens do Inbound Marketing?

Existem vários motivos que mostram que investir em inbound marketing de fato vale a pena.

Vamos apresentar os principais. Confira:

·      Falar com quem importa

Primeiramente, alcança-se um público maior. Mais que o dobro, na verdade. Mas não é só isso. Como o conteúdo oferecido é bastante segmentado, você vai atrair somente quem está interessado no que você vende. Portanto, além de chamar mais atenção, você tende a ter 3 vezes mais clientes inseridos no processo de compra.

·      Clientes mais próximos

O inbound marketing não é conhecido como marketing de atração à toa. Isso porque sempre que você entrega conteúdo relevante ao cliente, ele tende a confiar mais em você e na sua marca. Assim, as recomendações que você fará, falarão mais fundo nos corações dos clientes.

·      Mais persuasão

Quem vende, sabe que esse fator é importante. E o maior tônico para isso, certamente é eliminar as vendas dos concorrentes. Por fornecer informações de qualidade, o inbound marketing, fornece-lhe maior poder de persuasão. Então, por fornecer o que o cliente mais precisa, essas informações também vão garantir um pós-venda mais satisfatório. Para ambas as partes.

·      Venda mais rápido

Quanto mais tempo leva uma negociação, até o momento da venda, maior é o gasto para a marca. Portanto, como tratamos de conteúdo personalizado, o cliente já tem contato com a informação adequada para acelerar o processo de vendas. E esses ciclos mais curtos geram um grande alívio para seu bolso.

·      Menores custos

Quando se fala em custos, menos é mais. Como dissemos, você gasta menos para que um cliente feche negócio, usando o inbound marketing. E tudo isso sem entregar menos qualidade. Ou seja, com muito mais eficiência.

·   Resultados mensuráveis

O que é medido pode ser controlado. E certamente controle é sucesso quando falamos de marketing. Existem diversas ferramentas para medir o seu desempenho como e-mail marketing, redes sociais ou blogs, por meio do inbound marketing. Sendo assim, isso vai lhe permitir alterar ou reforçar suas campanhas em tempo real.

·      Maior ticket médio

Clientes mais informados se sentem mais confiantes durante a compra. E isso tende a gerar um aumento no preço que pode ser cobrado. Lembrando: com um investimento mais enxuto que o praticado pelo marketing tradicional.

Como Funciona o Inbound Marketing?

São 4 etapas fundamentais no inbound marketing. Sendo elas:

·      Atrair

Aqui, a sua mensagem, se for bem direcionada, atrai tráfego qualificado para a sua marca. Assim, usando conteúdo relevante, convertemos estranhos em visitantes.

·     Converter

Depois de conseguirmos um número considerável de clientes, é preciso transformar, cada um deles, em uma oportunidade, real de vendas. Ou quanto forem possíveis.

·      Vender

Após ofertar mais conteúdo com significado, já é possível avaliar quem está preparado para comprar. E, logo em seguida, fechar o negócio.

·      Encantar

Mas a venda não é o fim. Um pós-venda eficiente, onde as dúvidas dos clientes são resolvidas rapidamente, é capaz de transformá-lo em um promotor da marca.

Como Implantar o Inbound Marketing?

Agora que já sabemos melhor como funciona o inbound marketing, vamos mostrar as diretrizes para implantá-lo na sua empresa. Vamos nos basear nas 4 etapas básicas.

·     Atrair

Para que uma audiência qualificada tome conhecimento da sua marca, o ideal é divulgar o conteúdo nas suas redes sociais como facebook, instagran e linkedin, apresentá-lo no seu blog e fazer a venda no seu site. Além disso, um trabalho de SEO é vital.

·     Converter

As ferramentas para transformar sua audiência em leads incluem landing pages e formulários sucintos. Colocar, em seus conteúdos, chamados para ação gera mais conversão do que você pode imaginar.

·       Vender

Agora, provavelmente, você tem um número grande de leads para trabalhar. Para não se perder, use ferramentas de automação de marketing. Elas vão ajudar a manter um score para cada lead e dar um direcionamento certo para cada um. Outras ferramentas aqui incluem o e-mail marketing e a nutrição de leads.

·     Encantar

Na etapa final do inbound marketing, após fazer a venda, é hora de transformar seu cliente em seu fã. Para isso, continue a se comunicar com o cliente, para que ele consiga os resultados que pretende com o seu produto. E, também, não pare de fornecer conteúdo. Tudo para que ele tire o máximo da sua solução.

Conclusão

E você, já sabia de todos esses benefícios que o Inbound marketing pode oferecer para sua empresa? Esperamos tê-lo ajudado a entender melhor sobre este assunto. Deixe a sua opinião nos comentários, muito obrigado e até a próxima

    Leave Your Comment

    Your email address will not be published.*