duvida entre wix ou wordpress

Wix ou WordPress: Qual o melhor?

Wix ou WordPress? Está aí a pergunta que tem dividido muito profissional por aí, a dúvida entre qual ferramenta hospedar seu site.

As duas opções são excelentes plataformas para criação de sites, porém que possuem totais diferenças entre si.

Cada uma tem um tipo de especificidade e necessidade. Aliás, explicaremos melhor os funcionamentos de cada ferramenta.

Então, siga o artigo e boa leitura!

O que é e como funciona o Wix?

A plataforma Wix é especializada na criação de sites, tem um ar moderno, prático e está cada vez mais popularizada.

Com dezenas de milhões no Brasil e no mundo, o wix é a ferramenta super intuitiva e fácil de usar e tem sua versões grátis e premium.

Inclusive, é graças a essa interface simpática que é possível criar e publicar um site de maneira rápida, simples e eficaz. Sem precisar de muito conhecimento técnico.

O que é e como funciona o WordPress?

O WordPress também é gratuito e possui código aberto. Uma plataforma robusta, maleável e com diversas funções internas – mas ao mesmo tempo, facílima de usar.

Todavia é importante notar que há duas versões do WordPress.

A primeira trata-se do WordPress.com que é super fácil de usar e já conta com diversos plugins e extensões integradas, facilitando o uso e dispensando o uso do conhecimento técnico.

Tem seu funcionamento a priori voltado para a criação de sites, porém, apenas do próprio WordPress.

Já a outra versão é o WordPress.org que pode ser baixado de graça e instalado em qualquer hospedagem. Este oferece uma maior flexibilidade e customização, pois essa sim, requer mais conhecimento técnico.

Facilidade no uso

Nesse duelo entre Wix ou WordPress, um dos fatores primordiais para definir a escolha é a facilidade no uso das plataformas.

O Wix com certeza ganha nesse conceito, mas o WordPress não fica atrás. Mesmo com uma interface fácil de utilizar, o WordPress ainda peca na edição de imagens, textos e design das páginas, pois é feito por um painel que não mostra o resultado final – nem mesmo uma parcial.

Além disso, em caso de edições avançadas, precisa ter noções básicas de HTML, ou seja, dependendo do nível de customização, o WordPress é mais complexo.

Tendo em vista as duas versões do WordPress, fica claro que a ferramenta é bem mais fácil de usar que na versão .org, pois possui um painel simplificado, como mostra a imagem abaixo.

 

 

Ainda assim, ela não é de arrastar e soltar, função que o Wix possui e que funciona muito bem.

 

Entenda quais os outros pontos em que uma ferramenta supera a outra:

Nos recursos disponíveis, o WordPress supera o Wix!

Além de diversos plugins e temas, o WordPress possui uma interface mais completa.

Aliás, na versão WordPress.com a quantidade de recursos disponíveis irá variar conforme o plano escolhido.

Já na versão instalada (.org) você tem acesso a todos os plugins e temas criados para esta plataforma.

Em relação ao e-mail, apenas a versão WordPress.com possui. Como é necessario utilizar hospedagem nessa versão, use o serviço de e-mail que esta incluso em seu pacote de hospedagem.

Vale ressaltar também que é possível aumentar ou diminuir os recursos, de acordo com a hospedagem. Seja no Wix ou no WordPress, os recursos de espaço, por exemplo, estão limitados pela ferramenta.

Já no suporte o Wix larga na frente!

No Wix o usuário encontra a sua disposição uma série de tutoriais e materiais de ajuda, isso sem contar em uma equipe dedicada a solucionar problemas via e-mail.

Por se tratar de uma equipe própria, o suporte possui um grande conhecimento técnico sobre a ferramenta, portanto, ajuda em qualquer campo de necessidade.

De tal forma que o Wix larga na frente, outro ponto positivo é que as atualizações da ferramenta são feitas automaticamente pela empresa, ou seja, você não precisa fazer nada.

Tudo é feito pelo Wix.

E no SEO, quem sai na frente? Wix ou WordPress?

Mais um ponto para a Wix!

Já que estamos salientando a qualidade dessa plataforma, no SEO ela ganha em comparação a outras plataformas focadas para criação de sites.

Com a possibilidade de alterar títulos de página, atributos ALT e ter acesso a um amplo leque de cabeçalhos, a Wix só peca no campo das imagens que são nomeadas automaticamente depois do upload.

Inclusive, existe a possibilidade de personalizar a URL dos artigos no blog, mas não em toda a sua versão, caso contrário você pode acabar com links do tipo “wixsite.com/meusite/single-post/Post-do-meu-blog”.

Além disso, o Wix SEO Wiz é uma ferramenta prática para iniciantes se lançarem no mundo do SEO. Para usuários mais avançados, ferramentas embutidas como redirecionamento 301 e “Padrões de SEO” (que permitem estabelecer regras para gerar automaticamente meta títulos e descrições) são bastante úteis.

Aliás, o WordPress disponibiliza ao usuário algumas opções no sistema original, mas é recomendado adicionar plugins para poder utilizar da plataforma num todo.

Um exemplo de extensão é o Yoast SEO.

Conclusão: E aí, Wix ou WordPress, qual escolher?

Não precisamos dizer que a ferramenta perfeita é a que atende as suas demandas, não é mesmo?

Se você procura uma ferramenta adaptativa e evolutiva, opte pelo caminho do WordPress.

Contudo, a Wix é mais indicada para sites menores com o foco em conteúdos informativos. Por exemplo, se o seu site pretende descrever seus serviços e os produtos que vá expor, é a melhor opção.

Porém, não adianta falarmos tudo isso se todo esse processo não for conduzido por profissionais capacitados e preparados para esse desafio.

Portanto, deixe essa missão com quem entende do assunto. Na Agência Balloon você pode confiar!

Com a nossa expertise em criação de sites profissionais, somos capazes de lhe  proporcionar segurança, confiança e economia, além de é claro, aumentar suas vendas e diminuir seus custos com a terceirização.

Nós somos experts na criação de sites! Além de criação de sites, otimização de sites e aplicações de SEO.

Acesse o nosso site e veja como profissionais competentes e dispostos a entregar o melhor serviço para sua empresa, nós estamos dispostos a dar uma vida on-line ao seu negócio. 

    Leave Your Comment

    Your email address will not be published.*